Podcasts

IMPRESSÕES DIGITAIS

Em 2005 eu decidi – por hobby – produzir – sozinho – um podcast do zero sobre tecnologia, cultura, arte e comportamento humano, recheado de música.

O Impressões Digitais evoluiu e eu descobri que não era mais um hobby era já uma necessidade de “escrever um livro” com minhas ideias e opiniões, perpetuando em um lugar meus pensamentos, assim tive que dividí-lo em várias versões para separar os assuntos.

De cara eu retirei a parte sobre Cultura e criei a versão Compacto Duplo (onde eu o tema era ensanduichado por duas músicas, obviamente mantive a estrutura que sobrou da versão original e a chamei de Full.

Tendo escrito uma série de Artigos sobre podcasting para um site, achei legal transformá-los em uma versão inédita do ID e criei a versão Acústica. Como as músicas que eu permeei o ID fizeram sucesso, e como o assinante manda, criei mais uma versão chamada LongPlay só com Músicas que eu gosto e normalmente, antigas.

Quando alguma situação inédita demandava um podcast eu utilizei a tag Edição Extra e quando o tema não se enquadrou em nenhuma das outras versões eu usei a tag Edição Especial.

Publiquei de forma bastante inconstante desde dez/2005 até set/2013 quando a saúde da minha esposa piorou muito. Só retomei a produção do ID entre mai/2015 e dez/2015, quando publiquei exatamente no dia em que o ID fez 10 anos o episódio onde comuniquei o encerramento das atividades do ID e do servidor onde estava hospedado  (impressões.vocepod.com do Eddie Silva, que graciosamente manteve ID em seu servidor e deu todo apoio à sua manutenção).

Neste mesmo episódio informei que o ID não acabaria apenas iria mudar de endereço. E desde lá outras coisas aconteceram na minha vida que me desviaram deste objetivo… até agora.

Como publiquei no blog aqui a recuperação dos dados do ID foram bem complicadas (perdi os dados do SQL do WordPress), mas recuperei 99% dos dados (alguns comentários nos posts eu perdi definitivamente).

Mas finalmente eu consegui e com o apoio do Ricardo Macari o site idigitais.com está vivo e vibrante, hospedado gratuitamente nos servidores da BRASIL HOSTING.

Os arquivos mp3 do ID estão hospedados em outro servidor (além do quesito segurança conto também aqui com a gentileza de outro amigo que cedeu espaço de sua conta pessoal).

Pois é… mesmo me propondo a fazer tudo sozinho na produção, pesquisa, redação, arte, design, gravação, locução, edição, pós-produção, distribuição, pagamento de contas e cafezinho tenho que dar o braço a torcer que sem estes amigos de 1ª hora o Impressões Digitais não existiria.

 

EX-LIBRIS

Então, para não perder o jeito, para praticar e voltar à velha forma decidi criar um spin-off do Impressões Digitais e testar a agilidade tecnológica disponível hoje.

Assim nasceu o Ex-Libris, um podcast rápido e ligeiro sobre Comportamento Humano, Política, Ciência, Tecnologia e Cultura onde a cada episódio eu desenvolvo um tema com uma pegada mais arguta, focada.

Para melhorar esta experiência estou usando como base de produção o app  Anchor.fm, ferramenta bastante ágil para produção e que permite uma interação bacana com os assinantes.

Mesmo fazendo tudo sozinho novamente acabei recebendo o apoio da AMB3 Gestão Ambiental que nos dá corajosamente uma pequena ajuda para custeio do Ex-Libris.