Podcasts

IMPRESSÕES DIGITAIS

Em 2005 eu decidi – por hobby – produzir – sozinho – um podcast do zero sobre tecnologia, cultura, arte e comportamento humano, recheado de música.

O Impressões Digitais evoluiu e eu descobri que não era mais um hobby era já uma necessidade de “escrever um livro” com minhas ideias e opiniões, perpetuando em um lugar meus pensamentos, assim tive que dividí-lo em várias versões para separar os assuntos.

De cara eu retirei a parte sobre Cultura e criei a versão Compacto Duplo (onde eu o tema era ensanduichado por duas músicas, obviamente mantive a estrutura que sobrou da versão original e a chamei de Full.

Tendo escrito uma série de Artigos sobre podcasting para um site, achei legal transformá-los em uma versão inédita do ID e criei a versão Acústica. Como as músicas que eu permeei o ID fizeram sucesso, e como o assinante manda, criei mais uma versão chamada LongPlay só com Músicas que eu gosto e normalmente, antigas.

Quando alguma situação inédita demandava um podcast eu utilizei a tag Edição Extra e quando o tema não se enquadrou em nenhuma das outras versões eu usei a tag Edição Especial.

Publiquei de forma bastante inconstante desde dez/2005 até set/2013 quando a saúde da minha esposa piorou muito. Só retomei a produção do ID entre mai/2015 e dez/2015, quando publiquei exatamente no dia em que o ID fez 10 anos o episódio onde comuniquei o encerramento das atividades do ID e do servidor onde estava hospedado  (impressões.vocepod.com do Eddie Silva, que graciosamente manteve ID em seu servidor e deu todo apoio à sua manutenção).

Neste mesmo episódio informei que o ID não acabaria apenas iria mudar de endereço. E desde lá outras coisas aconteceram na minha vida que me desviaram deste objetivo… até agora.

Como publiquei no blog aqui a recuperação dos dados do ID foram bem complicadas (perdi os dados do SQL do WordPress), mas recuperei 99% dos dados (alguns comentários nos posts eu perdi definitivamente).

Mas finalmente eu consegui e com o apoio do Ricardo Macari o site idigitais.com está vivo e vibrante, hospedado gratuitamente nos servidores da BRASIL HOSTING.

Os arquivos mp3 do ID estão hospedados em outro servidor (além do quesito segurança conto também aqui com a gentileza de outro amigo que cedeu espaço de sua conta pessoal).

Pois é… mesmo me propondo a fazer tudo sozinho na produção, pesquisa, redação, arte, design, gravação, locução, edição, pós-produção, distribuição, pagamento de contas e cafezinho tenho que dar o braço a torcer que sem estes amigos de 1ª hora o Impressões Digitais não existiria.

 

EX-LIBRIS

Então, para não perder o jeito, para praticar e voltar à velha forma decidi criar um spin-off do Impressões Digitais e testar a agilidade tecnológica disponível hoje.

Assim nasceu o Ex-Libris, um podcast rápido e ligeiro sobre Comportamento Humano, Política, Ciência, Tecnologia e Cultura onde a cada episódio eu desenvolvo um tema com uma pegada mais arguta, focada.

Para melhorar esta experiência estou usando como base de produção o app  Anchor.fm, ferramenta bastante ágil para produção e que permite uma interação bacana com os assinantes.

Mesmo fazendo tudo sozinho novamente acabei recebendo o apoio da AMB3 Gestão Ambiental que nos dá corajosamente uma pequena ajuda para custeio do Ex-Libris.

LET’S MOVIE!

Enlouquecendo de vez, decidi desengavetar um antigo projeto sobre cinema em geral, dando vida a uma das minhas paixões.

Sempre quis fazer algo ligado com o cinema, assim o Let’s Movie! foi pensado há anos para ser um podcast apenas sobre cinema em geral, não atrelado a lançamentos – os famosos e modelo de negócios chamado blockboosters que em 15 dias têm que faturar no mínimo 110% do custo para ser factível comercialmente – muito menos calcado nos clássicos populares ou naquelas obras restritas a nichos. 

Essa necessidade cardíaca surgiu lá nas minhas participações no Rapaduracast pelos anos 2009. Ou seja, falar sobre filmes de certa forma marcantes na história do cinema, de modo simples, sem firulas e nem mesmo atrelado à minha estética ou à minha memória. A ideia original era a de sair “cavando” coisas inéditas para mim e  juntamente com algumas obras já visitadas por mim  neste meio século apresentá-las via podcast. Mas como muitas das minhas ideias esta foi mais uma que ficou na gaveta por anos. 

De repente, enquanto pesquisava como seria a 2º temporada do Ex-Libris (um podcast que lancei em 2018 multi-temático) me peguei pensando no paralelismo dos anos 1920/1930 com nossa atualidade (esquerdas e direitas extremadas, ignorância sobrepondo a ciência e o saber) e… bem, não sei em que momento enlouqueci, ou melhor, decidi que a 2ª temporada do Ex-Libris iria focar apenas e exclusivamente na história da 2ª Guerra Mundial. 

Decidi, então, usar esta relação (afinal o que não falta no mundo é filme sobre a 2ª Guerra Mundial) para lançar o Let’s Movie! com episódios atrelados aos episódios da 2ª temporada do Ex-Libris. 

Assim em um podcast – o Ex-Libris em 2ª temporada – eu conto a história de um período da guerra e no outro podcast, este aqui  – o Let’s Movie! 1ª temporada – eu apresento filmes que referenciam o período. 

Vou tentar publicar ambos podcasts intercalando os episódios, que terão o mesmo título. Assim quem quiser pode acompanhar periodicamente os dois podcasts, que sim, possuem feeds diferentes.