Transcrição Ex Libris – S01e00

Ex- Libris, o que é

Olá, eu sou Sérgio Vieira e este é o Ex-Libris, o spin-off do Podcast Impressões Digitais que ainda está sendo, lentamente recuperado…

O Ex-Libris é um podcast rápido e ligeiro sobre Política, Comportamento Humano, Ciência, Tecnologia e Cultura. A cada episódio abordarei rapidamente um destes temas.

Como eu já disse o Impressões Digitais irá voltar em breve – vários problemas técnicos nas últimas semanas atrasaram tudo… ainda estou  corrigindo – na mão – um monte de falhas.  Basicamente perdi o backup do DataBase, do SQL lá (quem tem um não tem nenhum lembre-se, sempre!) e não teve jeito… tá dando um trabalhão danado.

Agora falta pouco para ao menos reconstituir 13 anos de podcast… na realidade 10 anos, já que tive duas paradas bem longas. E ajeitar uma solução barata de hospedagem dos mp3 (o idigitais.com eu já corrigi “marromeno” e ‘tá na rede sem os áudios). 

É… se tudo der certo, já já o Impressões Digitais volta, prometo.

Mas… então… para não perder o jeito eu decidi criar este spin-off e testar a agilidade tecnológica disponível hoje.

Estou usando como base para produção do Ex-Libris o Anchor.fm, que em tupiniquim castiço a gente soletra assim a-n-c-h-o-r ponto fm – um aplicativozinho ducapeta, bastante ágil para produtores e que permite uma interação bacana com os assinantes. Se você quiser acesse lá anchor.fm/exlibris (tudo junto) ou instale o aplicativo em seu celular e se divirta.

Os links para os episódios deste podcast eu vou publicar também – em um futuro próximo – no site idigitais.com (pronto, acabei de arrumar mais sarna pra me coçar, mas tudo bem…). Se quiser enviar um comentário você pode usar o email idigitais.com ou o aplicativo Anchor.fm… sem problemas. E claro, o Ex-Libris vai estar sim no iTunes e no Google Podcast.

Então, fique à vontade para questionar, jogar confete, aplaudir, fazer propostas indecorosas ou espinafrar este podcaster.

Ah, sim…- já tava esquecendo – Explicando o que é ex-líbris… (Assim vc não perde tempo abrindo o Google). Ex-libris é basicamente latim… na realidade um substantivo masculino que significa vinheta desenhada ou impressa que as pessoas colam ou carimbam geralmente na contracapa de um livro, onde tem o nome ou a divisa, o selo da pessoa e que serve para indicar posse.

Antigamente possuir livros era extremamente caro, fortunas e influência intelectual eram medidas pelo tamanho da biblioteca da casa do nobre, ou do preclaro deputado lá de Brasília, mesmo que este nunca tivesse lido mais que 3 ou 4 obras do seu acervo.

ETIMOLOGICAMENTE, ou seja de onde se origina: ex libris é uma locução latina, composta pela preposição ex do ablativo ‘dentre’ – ablativo é uma declinação do latim onde as palavras indicam circunstâncias (de instrumento, de afastamento, de origem, de matéria etc.) e do substantivo libris ablativo plural de livro em latim.

Então, ex-libris significa: livro [de] / livro [pertencente a]

Ok, isto aqui é um podcast, mas quem disse que não é um livro?

Pronto, o recado foi dado, espero você no próximo episódio já na semana que vem

Saúde, paz, grato pela companhia e até a próxima.

Ex-Libris, inteligência com propriedade.