Transcrição Let’s Movie! – S01e00

1ª Temporada – Apresentação

Seja bem-vindo a mais um podcast do Projeto Impressões Digitais

Let’s Movie. Simplesmente cinema.

Olá eu sou Sérgio Vieira e este é o episódio zero de 02/jan/2020 da 1ª temporada do Let’s Movie!, mais um podcast do Projeto Impressões Digitais que finalmente saiu da gaveta após mais de uma década. 

Sempre quis fazer algo ligado com o cinema, assim o Let’s Movie! foi pensado há anos para ser um podcast apenas sobre cinema em geral, não atrelado a lançamentos (ok, perdi todo o patrocínio das distribuidoras agora…), nem calcado nos clássicos pop ou naquelas obras restritas a nichos de intelectuais. 

Essa ideia surgiu lá nas minhas participações no Rapaduracast pelos anos 2009, falar sobre filmes de certa forma marcantes na história do cinema, de modo simples, sem firulas e nem mesmo atrelado à minha estética ou à minha memória. 

Eu tinha a ideia de sair cavando coisas inéditas para mim e apresentá-las juntamente com algumas obras já visitadas neste 50 anos por este espectador, via podcast. 

Mas como muitas das minhas ideias esta foi uma que ficou na gaveta por anos. 

Este ano enquanto pesquisava como seria a 2º temporada do Ex-Libris (um podcast que lancei em 2018 multitemático) me peguei pensando em paralelos dos anos 1920/1930 com nossa atualidade (esquerdas e direitas extremadas, ignorância sobrepondo a ciência e o saber) e… bem, não sei em que momento enlouqueci, ou melhor, decidi que a 2ª temporada do Ex-Libris iria focar apenas um tema singelo, simples e fácil: eu iria apenas falar exclusivamente sobre a história da 2ª Guerra Mundial, que completou em novembro de 2019, 80 anos do seu início e agora em 2020 completará 75 anos do seu término. 

Desde janeiro de 2019 pesquiso inúmeras fontes, compilo inúmeros textos, escrevo, reescrevo para finalmente chegar a cerca de 26 roteiros sobre a guerra de 1939 a 1945. 

Se eu disser que tudo está pronto neste exato momento estarei mentido… Basta eu pegar o roteiro que eu mexo aqui, mexo ali simplifico, complemento… tá difícil. 

Mas, como eu não sou tão inteligente assim, e relendo calmamente há algumas semanas atrás, cada um dos roteiros, me peguei lembrando de filmes sobre cada período histórico (sim, vou contar no Ex-Libris a história da 2ª Guerra cronologicamente). 

Daí pra ficar louco de vez foi um pulinho, decidi usar esta relação (afinal o que não falta no mundo é filme sobre a 2ª Guerra Mundial) para lançar o Let’s Movie! com episódios atrelados aos episódios da 2ª temporada do Ex-Libris. 

Assim em um podcast – o Ex-Libris – eu conto a história de um período da guerra e no outro podcast, este aqui  – o Let’s Movie! – eu apresento filmes que referenciam o período.

Dois coelhos com uma caixa d’água só!

Vou publicar ambos podcasts intercalando os episódios, que terão o mesmo título. Assim quem quiser pode acompanhar periodicamente os dois podcasts, que sim, possuem feeds diferentes. 

Sim! Sou louco!

Vai lá no idigitais.com que você vai encontrar todos os feeds e as transcrições de ambos.

Bem, por hoje é só. Isto aqui foi só uma apresentação.

Aguarde o próximo Let’s Movie! com as indicações de filmes sobre o período da 2ª Guerra Mundial apresentado no 1º episódio da 2ª temporada do Ex Libris…

Confuso, né?! Mas eu sou assim mesmo, um tanto caótico.

Não esqueça, nem fique confuso, esta temporada inaugural do Let’s Movie! está atrelada aos episódios da 2ª temporada do Podcast Ex-Libris onde desenvolvo cronologicamente a história da 2ª Grande Guerra. 

Bem-vindo e espero que tenha uma boa sessão de cinema… a partir do próximo episódio, claro.

Tchau!