Transcrição Ex Libris – S02e00

2ª Temporada – Apresentação

Olá, caso você ainda não me conheça eu sou Sérgio Vieira e este é o episódio zero da segunda temporada do Ex-Libris. 

Um podcast que está disponível em diversos agregadores e serviços, desde o Apple Podcasts, passando pelo Google Podcasts até o Spotify. O que não falta são agregadores e serviços de distribuição, dê uma olhada na página idigitais.com e veja os links onde você pode ouvir o Ex-Libris. 

Repetindo, o endereço rss e todos os links destes serviços e agregadores estão publicados na 1ª página do site idigitais.com onde também tem links para, caso ache justo, você doar alguns reais mensalmente para que eu possa manter e melhorar a qualidade tanto do conteúdo como da edição. Esta temporada, principalmente, deu um trabalho insano de pesquisa e continua dando na produção.

Desde já muito obrigado. Sem você este podcast não tem sentido.

Começa agora o Ex-Libris de 26 de dezembro de 2019.

(Essa já é uma marca registrada minha, todos meus podcasts começam ou terminam em dezembro, entre Natal e Ano Novo… bem vamos em frente.)  

Hoje simplesmente apresento a 2ª temporada do Ex-Libris, que, sim, é um podcast rápido e ligeiro sobre Política, Comportamento Humano, Ciência, Tecnologia e Cultura.

World War II

Só que nesta temporada abandonei tudo isto – sim, sou inconstante – e só irei tratar da história da 2ª Guerra Mundial, onde, creio que em 26 capítulos quinzenais, apresentarei, resumidamente, claro, os principais fatos e contornos deste importante e dramático período histórico, que queira ou não queira, mudou toda a estrutura geopolítica e até hoje ecoa em nossas relações nacionais e internacionais.

No início deste ano de 2019, enquanto pesquisava como seria a 2º temporada do Ex-Libris, me peguei pensando em paralelos dos anos 1920/1930 com a nossa atualidade mundial e tupiniquim (esquerdas e direitas extremadas, ignorância sobrepondo a ciência e o saber) e… bem, não sei em que momento enlouqueci, ou melhor, decidi que a 2ª temporada do Ex-Libris iria focar apenas um tema singelo, simples e fácil: eu iria falar exclusivamente sobre a história da 2ª Guerra Mundial que completou, agora em novembro de 2019, 80 anos do seu início e em 2020, quando esta série terminar, completará 75 anos do seu término. Relativismo, caro padawan…

Desde janeiro deste ano de 2019 da era comum, pesquiso inúmeras fontes, compilo inúmeros textos, escrevo, reescrevo para finalmente chegar a cerca de 26 roteiros sobre a guerra de 1939 a 1945. Se eu disser que tudo está pronto neste exato momento estarei mentido. Basta eu pegar o roteiro que eu mexo aqui, mexo ali, simplifico, complemento… tá difícil.

Mas, como eu não sou tão inteligente assim, e relendo — calmamente, há algumas semanas atrás — cada um destes roteiros, me peguei lembrando de filmes sobre cada período histórico (sim, vou contar no Ex-Libris a história da 2ª Guerra cronologicamente).

Daí pra ficar louco de vez foi um pulinho, decidi usar esta relação (afinal o que não falta no mundo é filme sobre a 2ª Guerra Mundial) para lançar um outro podcast, o Let’s Movie! com episódios atrelados aos episódios da 2ª temporada do Ex-Libris.

Sempre quis fazer algo ligado ao cinema, assim o Let’s Movie! foi pensado há anos para ser um podcast apenas sobre cinema em geral, não atrelado a lançamentos (ok, perdi todo o patrocínio das distribuidoras neste momento…), e nem calcado nos classicões pop ou naquelas obras restritas a nichos (iranianos, p.ex.) .

Essa ideia surgiu lá nas minhas participações no Rapaduracast pelos anos 2009, ou seja, falar sobre filmes de certa forma marcantes na história do cinema, de modo simples, sem firulas e nem mesmo atrelado à minha estética ou à minha memória. Eu tinha a ideia de sair cavando coisas inéditas para mim e apresentá-las juntamente com algumas obras já visitadas neste meio século por este velho espectador, via podcast.

Mas como muitas das minhas ideias, esta foi mais uma que ficou na gaveta por anos. 

Até agora…

Assim neste podcast – o Ex-Libris – eu conto a história de um período da guerra e no outro podcast – o Let’s Movie! – eu apresento filmes que referenciam o mesmo período. Ou seja, se eu falo de 1918 a 1939 no Ex-Libris eu apresento no Let’s Movie! da semana seguinte (se eu conseguir) filmes relevantes de guerra deste período. Dois coelhos com uma caixa d’água só!

Vou publicar ambos podcasts intercalando os episódios que (se os deuses quiserem e a polícia da terra permitir) terão o mesmo título. Assim quem quiser pode acompanhar periodicamente os dois podcasts, que sim, possuem feeds diferentes. Vai lá no idigitais.com que você vai encontrar todos os feeds e as transcrições de ambos. É… eu não sou simples!

O episódio zero do Ex-Libris, nesta 2ª temporada, exclusivamente sobre a História da 2ª Guerra Mundial, acabou.

Se você gostou da proposição deste podcast faça como a AMB3 Gestão Ambiental, ajude este podcaster. No idigitais.com estão os links para, caso considere razoável, você fazer uma doação.

Por enquanto sou eu, e apenas eu (como sempre), fazendo tudo (roteiro, gravação, edição, produção, pós-produção, arte, divulgação e gestão…), assim como fazia desde o Impressões Digitais lançado lá em 2005. Mas com o volume de produção e pesquisa para os podcasts deste Projeto, o apoio dos ouvintes se tornou mais do que necessário.

Se a grana anda curta você pode me ajudar divulgando o Ex-Libris para seus amigos, via twitter, facebook, Instagram, tinder, grindr … sei lá, e por favor avalie este podcast no serviço ou agregador que você utiliza. Ou me dano ou me dou bem. Grato.

Ah, sim, estava esquecendo… Se possível diz aí se eu estou acertando? Eu preciso saber o que você acha disso tudo.

Vai lá no idigitais.com e deixe seu comentário, esculacho ou proposta indecente. Pode ser no post deste episódio, na sua transcrição secundária no Medium/@sergiovds ou ainda pelo email [email protected].

Isso me ajuda muito a manter tudo isto aqui e também a minha disposição.

Saúde, paz, grato pela companhia e até a próxima

Ex-Libris, inteligência com propriedade.